PAPOTAGE
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Celulite de ave?!?
"Minerin = pã de quej"? Não, Coxinha! I_icon_minitimeDom 1 Mar - 1:20 por Convidado

» O desaparecimento da Bala SOFT
"Minerin = pã de quej"? Não, Coxinha! I_icon_minitimeQui 19 Fev - 0:26 por DeniseTeixeiradeOliveira

» Café com leite = Arte em 3D
"Minerin = pã de quej"? Não, Coxinha! I_icon_minitimeDom 4 maio - 7:38 por DeniseTeixeiradeOliveira

» Intemporal Café Parisiense
"Minerin = pã de quej"? Não, Coxinha! I_icon_minitimeDom 4 maio - 7:09 por DeniseTeixeiradeOliveira

» Bela Helena: pra rir ou pra comer
"Minerin = pã de quej"? Não, Coxinha! I_icon_minitimeQui 30 maio - 4:40 por DeniseTeixeiradeOliveira

» A rainha Batata
"Minerin = pã de quej"? Não, Coxinha! I_icon_minitimeTer 28 maio - 0:12 por DeniseTeixeiradeOliveira

» ⇔ Ω6 Ω3 ⇒ câncer ∧ gordura ¬ → ∞
"Minerin = pã de quej"? Não, Coxinha! I_icon_minitimeTer 28 maio - 0:04 por DeniseTeixeiradeOliveira

» Excesso de sal leva a doença auto-imune
"Minerin = pã de quej"? Não, Coxinha! I_icon_minitimeQua 3 Abr - 21:18 por Convidado

» Outback's blooming onion: I got you!
"Minerin = pã de quej"? Não, Coxinha! I_icon_minitimeSeg 11 Mar - 10:14 por DeniseTeixeiradeOliveira


"Minerin = pã de quej"? Não, Coxinha!

Ir para baixo

"Minerin = pã de quej"? Não, Coxinha! Empty "Minerin = pã de quej"? Não, Coxinha!

Mensagem por DeniseTeixeiradeOliveira Dom 15 Jan - 6:58

Em Barcelona vivem mais de 25 mil brasileiros, e como era de se esperar, cada um encontra uma forma de expressão da sua "brasilidade".

Como eu estou sempre atenta a tudo que envolve a dinâmica entre gastronomia e cultura, foi com surpresa que reencontrei a Lívia nesse documentário fazendo... coxinha.
http://www.tv3.cat/videos/3898250/Catalans-del-Brasil


A surpresa é de ver que ela, a mineirinha mais querida de toda a Barcelona, preferiu fazer coxinha à pão de queijo. Claro, ela detesta clichês, então, não é porque ela é mineira que tinha que apresentar o pão de queijo...

Mas pensando bem, ela tem razão em relação à escolha da coxinha.

Querendo a culinária se fazer presente na(quela) busca de expatriados pela afirmação de suas identidades, a escolha da receita de coxinha também representa muito bem o Brasil.

A coxinha, tal como a fazemos, é uma patrimônio a ser preservado. Levanto essa bandeira!

Mesmo se a encontramos em outros países, como em Portugal, ela não tem neles a mesma importância que tem para nós. Melhor dizendo, não é encontrada em toda bodega, assim como o é no Brasil.

Ok, Portugal não é um bom exemplo tendo em vista nossas influências recíprocas, mas foi o único lugar onde eu vi coxinha fora do Brasil. Claro, a coxinha não seria capaz de roubar a cena dos outros petiscos fritos tipicamente portugueses, principalmente, o bolinho de bacalhau. Aliás se isso acontecesse, seria lamentável... no meu estômago tem lugar pra todos. Razz

Enfim... sei lá...! Melhor deixar pra lá essa essa coisa toda de querer entender.

Ai, ai, só de falar em coxinha, pão de queijo e bolinho de bacalhau, me embananei na explicação do video da amiga... Rolling Eyes
DeniseTeixeiradeOliveira
DeniseTeixeiradeOliveira
Admin

Mensagens : 143
Data de inscrição : 01/03/2011

https://papotage.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos